Lazer

Diversão e Natureza

Acesso ao rio

Gaya Akayu, propriedade de seis hectares, fica à margem direita do Rio Paciência. A casa sede tem 240 m2 de área construída, com dois quartos amplos, dois banheiros e uma copa/cozinha equipada com geladeira, fogões (convencional e industrial), freezer, forno, liquidificador, dentre outras utilidades domésticas.

Além das dependências internas, a casa possui uma ampla área externa com churrasqueira, mesas e uma mesa de sinuca para o entretenimento dos visitantes. O mais interessante é mesmo o que a natureza construiu. Gaya Akayu tem 150 metros de beira do Rio Paciência, um dos maiores e melhores rios do complexo da Salgadeira, presenteando a Gaya com água fresca, corrente e límpida.

Uma escada natural com corrimão dá acesso às águas e assim que se entra no rio, a última coisa que se quer é sair dele. O rio caudaloso dá à estância o que ela tem de melhor para oferecer. A vegetação ao redor do rio também é de tirar o fôlego. Em meio ao cerrado estão árvores altas e frondosas à beira do rio, proporcionando sombra junto à água fresca.

Seu proprietário, João Bosco Pereira de Souza Cajueiro, ou simplesmente, Caju, oferece sua hospitalidade, sua casa e diversas opções de entretenimento. Na casa que fica apenas 50 metros do rio, se pode jogar bozó, sinuca, ouvir música, tocar instrumentos, descansar nas camas ou redes, e ainda assistir seu programa favorito pela TV por assinatura, no quarto com ar condicionado.

O Caju assegura que seu paraíso está regulamentado de acordo com as normas do INCRA, IBAMA e Receita Federal. A sua maior preocupação é que a Gaya Akayu seja um local de preservação e apreciação da natureza, e respeito ao meio ambiente.

Além de banho e diversão, os amantes da caminhada podem contar com trilhas pelas propriedades ao redor da Gaya. Cajú planeja criar uma extensa trilha, através do cerrado, por toda a extensão do Rio Paciência até culminar na região do Portão do Inferno.